Curso sobre a Norma de Desempenho NBR 15575 em Florianópolis foi um sucesso.
No dia 11 de agosto de 2015 foi realizada a primeira parte do curso “NBR 15575 – Norma de Desempenho”. O curso foi realizado pela Consultoria André Reichmann e pela Oceano Azul Treinamentos .
O curso foi muito elogiado pelos participantes, engenheiros, arquitetos e profissionais envolvidos com projeto e execução de obras de edificações.
A norma já está em vigor desde junho de 2013 e a partir de janeiro de 2017 o PBQP-H passou a exigi-la também.
Os engenheiros Andre Reichmann e Roberto Sukster falaram sobre a importância do atendimento a esta norma e os impactos que trazem para o mercado da construção civil, apresentando a norma e exemplos de atendimento e não atendimento.
O atendimento a esta norma trás um aumento da satisfação do cliente e uma redução dos riscos para a empresa construtora.
Uma das maiores dúvidas ainda é sobre os custos que irão incidir sobre este aumento de desempenho exigido. No entanto, através de casos reais e experiências dos apresentadores, é possível fazer uma obra que atenda plenamente a obra dentro de um custo de execução aceitável, que viabilize o empreendimento.
No entanto o processo de adequação deve iniciar ainda na fase de análise de viabilidade e ante projeto, onde deverá ser feita uma avaliação das condicionantes gerais do empreendimento, como a zona bioclimática, classe de ruído e riscos de interferências e vizinhança onde a obra será realizada.
Definida a decisão pela execução do empreendimento, o processo de projetos deverá definir os sistemas construtivos e seus respectivos desempenhos, sendo elaborado o Perfil de Desempenho do Empreendimento e o Plano de Controle Tecnológico. É nesta fase que devem ser definidos quais os materiais que deverão ser aplicados à obra.
Sendo o processo executado desta forma é possível viabilizar um empreendimento financeira e economicamente.
O problema acontece quando o projeto não está adequado e não foram previstos os sistemas e desempenhos necessários. As adequações feitas durante o processo de execução da obra tornam-se caros e muitas vezes não são possíveis de serem aplicados.
Desta forma , através de um bom planejamento e processo de projeto é possível executar uma obra que atenda aos desempenhos definidos pela norma e que tenha viabilidade econômica.
Dia 25 será realizada a segunda parte do curso.
A Oceano Azul ministra cursos na área e a Andre Reichmann Consultoria trabalha com análise e adequação dos projetos e obras à norma.