Norma de desempenho- NBR 15575 - Eu posso atender e ainda viabilizar minha obra?
A resposta é SIM! Você consegue viabilizar seu empreendimento e atender a norma.
A norma de desempenho - ABNT NBR 15575-1:2013 – Edificações habitacionais — Desempenho - está em vigor desde junho de 2013 e a partir de janeiro de 2017 o PBQP-H passou a exigi-la também.
O atendimento a esta norma trás um aumento da satisfação do cliente e uma redução de riscos para a empresa construtora.
O aumento de satisfação do cliente vem através do atendimento aos requisitos dos usuários estabelecidos pela norma. Estes estão definidos em 3 categorias:
SEGURANÇA;
HABITABILIDADE;
SUSTENTABILIDADE.
Estas 3 categorias geram 13 outros requisitos, apresentados no modelo abaixo.
A norma deverá ser atendida na integra.
A redução de riscos para a empresa construtora acontece pela redução de reclamações, uma vez que os requisitos estão claros na norma e estes são atendidos. Como a norma tem força de lei, ela será a balizadora dos conceitos adotados para análise de atendimento a escopos de contrato.
A norma está dividida em 6 partes:
Parte 1: Requisitos gerais
Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais
Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos
Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas
Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas
Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários
Uma das maiores dúvidas ainda é sobre os custos que irão incidir sobre este aumento de desempenho exigido.
Através do estudo de alternativas na fase de projeto da edificação, é possível fazer uma obra que atenda plenamente a norma dentro de um custo de execução aceitável, que viabilize o empreendimento.
Para isso, o processo de adequação deve iniciar ainda na fase de análise de viabilidade e ante projeto, onde deverá ser feita uma avaliação das condicionantes gerais do empreendimento, como a zona bioclimática, classe de ruído e riscos de interferências e vizinhança onde a obra será realizada.
Definida a decisão pela execução do empreendimento, o processo de projetos deverá definir os sistemas construtivos e seus respectivos desempenhos, sendo elaborado o Perfil de Desempenho do Empreendimento e o Plano de Controle Tecnológico.
É nesta fase que devem ser definidos quais os materiais que deverão ser aplicados à obra.
Estes documentos irão orientar os processos de aquisição e controle de execução.
Encarando a norma de desempenho desta forma e incorporando sua avaliação desde a fase de definição do empreendimento é possível a sua viabilização financeira e economica.
O problema acontece quando o projeto não está adequado e não foram previstos os sistemas e desempenhos necessários.
As adequações feitas durante o processo de execução da obra tornam-se caros e muitas vezes não são possíveis de serem aplicados.
Desta forma , através de um bom planejamento e processo de projeto é possível executar uma obra que atenda aos desempenhos definidos pela norma e que tenha viabilidade econômica.